Monday, January 30, 2006

UnB

Realmente, passar na UnB não é fácil. E uma vez aprovado, ainda tem os testes não divulgados, que são os de bravura. Dizem que um deles é o RU. Nome científico: Restaurante da Universidade. Nomenclatura popular: “RUim”, “rootz”, “morte lenta” e “RU!!”, imitando a onomatopéia de movimentos peristálticos contrários e por que não dizer, revoltos. Pra mim, sinceramente, tudo que dizem sobre o RU é exagero com exceção da lingüiça e da almôndega. Claro que quando digo isso no CA de música sou expulso a empurrões, protestos e golpes de arco do último violinista que comeu lá. Mas não me intimido. O RU é para os fortes. Só os fortes sobrevivem ao RU. E morando sozinho, dou graças a Deus que ele existe.
Pelo papel higiênico dos banheiros deve-se agradecer mais ainda, já que sua existência não é muito freqüente. Dizem que há a verba para a compra de produtos como o papel dos banheiros, há o pedido dos produtos, há a confirmação da chegada deles, mas ninguém sabe pra onde vão todos esses papéis higiênicos perdidos. Enfim, alguém deve receber mensalão em rolos.
Na UnB há uma matéria obrigatória para todos os cursos: a greve. Todo mundo acaba fazendo pelo menos “greve-1” mas a maioria acaba passando por “greve-2” e até mesmo greves 3 e 4, dependendo do curso e dos anos que têm copa do mundo. Greve é uma matéria difícil que sempre acaba atrapalhando o desenvolvimento das outras. Uma característica peculiar é ser uma matéria completamente empírica e por isso nunca ninguém está suficientemente preparado para ela.
Descrevendo um pouco da UnB eu vejo como sou fácil de conquistar. Mais um daqueles calouros com assunto novo, falando sobre o que os veteranos já não agüentam mais saber. Imagino que o encanto de calouro vá desaparecer com o tempo mas por agora me deparo com idéias para propagandas: “Não é a UnB que conquista o universitário mas o universitário que conquista a UnB”; “UnB: a única universidade com horários flexíveis para torcedores da seleção” ou ainda, “Hoje em dia, no mercado de trabalho é preciso ter estômago forte. Na UnB, também. UnB: porque só os fortes sobrevivem.”

4 comments:

Anonymous said...

Gostei do blog. =)

Pri said...

UnB é um local realmente estranho. Eu tenho medo daquele local.

Mas eu gosssto de lá.

Amanda said...

Hahuhauhuauhhahu

É isso tudo mesmo!

Eu tava louca pra terminar meu curso, mas morro de saudade de estudar lá. Se tudo der certo ano que vem passo no mestrado!

Maria said...

Hahahaha, genial...
Isso vale pra cá também. Acho que vale pra qualquer faculdade que tenha bandejão. Porque greve, todas têm. Hahaha...
PS: Tô com saudade! Logo que me livrar dos compromissos de fim de semestre dou um jeito de falar com você! Beijo!