Sunday, May 28, 2006

Em caso de pane

Se você já viajou de avião deve ter ouvido algo assim: “em caso de pane, máscaras cairão sobre a sua cabeça, prenda-as com o elástico”. Leia-se que ninguém virá te salvar ou irá se responsabilizar por quaisquer danos vitais mas você ganha uma máscara de presente. Não sei não. Toda vez que dou uma olhada nessas máscaras de avião tenho a impressão de que elas já foram usadas e reutilizadas. E que não vão funcionar. Da última vez que viajei reparei bem no tamanho do elástico e tenho quase certeza de que aquilo não caberia na minha cabeça. Depois vem aquele papo de que meu assento é inflável e flutua e que é só puxar aqui e ali para montar. É quando me lembro que passei um tempão pra montar um armário com um amigo meu e depois de umas duas horas ainda ficou meio torto. E nessas horas não dá tempo de pensar, mas você deve proceder conforme o indicado na cartilha que se encontra no bolso do banco da frente. A demonstração dos comissários de bordo sempre faz a pane parecer um evento organizado e ordinário, que deve, por obséquio, ser vivenciado de forma ordenada e civilizada. Dá até pra imaginar um passageiro mais revolto numa situação dessas:
- Senhor, devo pedir para que recoloque a máscara, estamos tendo uma pane na pressurização.
- Eu aceito usar a sua, gatinha.
- Senhor, por favor, devo pedir para que recoloque a sua máscara e mantenha o cinto afivelado.
- Você não sabe o barato que dá ficar sem essa coisa aí. Vamos voar juntos, gata.

Nisso chega o comissário e ameaça jogá-lo pela janela, já que agora ela está aberta mesmo.
O curioso é que ninguém tem que fazer curso de pára-quedismo pra viajar de avião. Em caso de pane já está tudo preparado para que você tenha uma morte confortável. Você só tem que manter a calma, usar as máscaras com elástico, colocar a poltrona na posição vertical e se você estiver com pressa de chegar ao chão, há quatro saídas de emergência, duas na parte frontal da aeronave e mais duas na parte traseira.

3 comments:

HenriqueS said...

Esse texto é um dos melhores... O final é perfeito!

Será que eles botam algum tipo de gás tranquilizante nas máscaras para as pessoas morrerem tranquilas quando o avião bate?

Anonymous said...

nossa... amei preciso passar mais por aqui...
mas Cae... pensa cmg... e qndo a gente tah em pane... preocupado com milhares de problemas das nossas vidas... entrando em depressão... morrendo de stress... aih vem aquele bando d fdp e soh piora td... alguém te dah máscara??? naum... o interessante eh q as pessoas acham q elas vaum resolver os problemas q elas mesmas impõe através de tecnologias... mas acontece q máscaras e botões e fios elétricos naum substituem a dignidade q alguém passa a vida inteira construindo... e q pode ser quebrada em um segundo...


continue escrevendo... vc manda muito bem!!!!

te adoro!!!!

Beijão da Barbyzinha aqui!!!

Elenita Rodrigues said...

hahahahaha, este é simplesmente perfeito!!! A-DO-RO!

saudade, figura =))

bjão pra vc =*